Livre-se das rugas com acupuntura

Livre-se das rugas com acupuntura

A acupuntura é destinada a equilibrar e harmonizar as energias que circulam nos meridianos, órgãos e vísceras e a prevenir as doenças. No caso da estética facial, irá corrigir e prevenir o mau funcionamento do aparelho circulatório, neurovegetativo e hormonal do corpo, desgastado pelo tempo e pela idade.

A acupuntura estética facial vem sendo difundida no Brasil, com resultados significativos. Utiliza um número variável de agulhas dispostas sobre o rosto de acordo com a necessidade do paciente ou as rugas que mais o incomodam. Além das agulhas faciais, muitas vezes devemos lançar mão da acupuntura sistêmica e inserir agulhas em outras partes do corpo.

A avaliação do paciente é feita com entrevista criteriosa e análise do rosto do paciente. Linhas horizontais na testa refletem uma pessoa preocupada, com tendência a edemas e que se alimenta ou tem preferência por alimentos doces ou massas. Os famosos “pés-de-galinha” aparecem mais frequentemente em pacientes estressados e que explodem com facilidade. Quando as linhas próximas aos olhos são verticais, mostra que o indivíduo provavelmente é muito preocupado com os filhos.

O tratamento deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana, com resultados a partir da primeira sessão, tornando-se visíveis a partir da 7ª à 10ª sessão. Com efeito cumulativo, o tratamento é realizado em média em 20 sessões, podendo chegar a 40 em faces muito envelhecidas. Após alcançarmos um resultado satisfatório, o paciente deve fazer sessão de manutenção a cada 15 ou 30 dias, mantendo assim sua pele sempre viçosa e jovem. O uso de outras técnicas, como limpeza de pele, hidratação facial e uso de protetor solar farão com que os resultados, sempre muito bem vindos, sejam mais rapidamente percebidos.

Podemos retardar o envelhecimento

Como envelhecer é um processo natural e não temos como pará-lo, podemos ao menos retardar esse processo. A qualidade do envelhecimento está relacionada à qualidade de vida do indivíduo, ao estresse, exposição ao sol, fumo, poluição e cuidados tomados ou não com a pele.

A diminuição do colágeno, elastina, outras proteínas e açúcares encontrados na derme influenciam no viço e na elasticidade da pele. Com o envelhecimento, a barreira de proteção contra raios ultravioletas (UV) diminui e a renovação celular é mais lenta. A derme envelhecida se torna um tecido mais rígido e inelástico.

Além das alterações fisiológicas, fatores emocionais também afetam a pele. Rugas e linhas de expressão podem ser causadas por preocupação, raiva, sofrimento e tristeza, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa. Independente da causa, rugas são sempre um incômodo para quem as tem.

O envelhecimento facial começa a ser percebido após os 20, 25 anos, fase da vida em que não há rugas e sim linhas de expressão, principalmente próximas aos olhos. Alguns indivíduos que apresentaram muita acne na adolescência podem apresentar cicatrizes, que também podem ser atenuadas com a acupuntura. Aos 30 anos podemos encontrar linhas na região da testa. Após os 40, 45 anos, as rugas podem ser encontradas por todo o rosto e pescoço, tendendo a piorar, caso não haja tratamento.

Claudia Holanda
Fisioterapeuta do Núcleo Fisioline
Crefito 2/ 97143-F

marque uma consulta:
consulta@nucleofisioline.com.br
21-2421-6287 / 21-3579-0694 /  21-96445-2224.

0 Comments

Add Your Comment: